Receita: Bolo Red Velvet

Hoje eu vou falar de um bolo que é um clássico americano: O Red Velvet – veludo vermelho, em português.

cupcake 5

Mesmo antes de experimentar, eu já achava lindo! Ele é vermelho bordeaux ou vivo, tem um gostinho suave de chocolate e sempre aparece  coberto com um glacê clarinho de cream cheese.

Fui pesquisar e descobri que ele nasceu de uma receita de bolo de chocolate que não era beeeem vermelho. Era marrom como todo bolo de chocolate! A ideia era que ao misturar cacau natural, não alcalinizado, com um liquido ácido (nos EUA usam Buttermilk, quase um leite azedo) e bicarbonato de sódio, esta alquimia produziria uma cor avermelhada no bolo de chocolate (o oposto daqueles bolos de chocolate que usam só o bicarbonato, nenhum ácido, e ficam beeem pretos!).

Com o tempo, a ideia evoluiu para um bolo vermelho mesmo e, para conseguir isso, todo mundo usa corante alimentício (sim!) na massa do bolo. Eu tentei descobrir alternativas para isso, já que algumas receitas pedem “litros” de corante, mas não achei nada incrível.

Interessante que no livro “Modern Art Desserts”, da Caitlin Freeman,  há um capítulo em que ela conta as milhares de tentativas de fazer “Red Velvet” sem corante vermelho. Até beterraba ela usou, mas nenhum resultado ficou vermelho, então ela acabou se rendendo.

A receita que vou dividir hoje com vocês, na verdade, deu errado!

Explico: Eu estava me baseando na receita publicada pela Elisa Strauss, no livro “Confetti Cakes”. Mas, mil coisas aconteceram, eu me distrai totalmente e não só troquei bicarbonato de sódio por fermento, (faço a maior confusão, pois em inglês os nomes são bem parecidos…) como pulei uma etapa em que entrava vinagre puro. Apesar disto, eu amei o resultado!!!!

Muitas das receitas mandam misturar bicarbonato de sódio com vinagre, pois isto daria um tom mais vivo ao vermelho. Eu achei que o meu bolo ficou com uma cor muito mais bacana, um bordeaux mais escuro e menos artificial. Ah, também cortei pela metade a quantidade de corante! ;)

Por fim, decidi fazer no formato de mini cupcakes. Para isso, você precisa de uma assadeira com buraquinhos e forminhas de papel. Preencha só até a metade das forminhas, tá?! Esta receita rendeu 25 mini cupcakes.

Receita

1 ¾ xícara de farinha de trigo

¼ xícara de cacau em pó (o meu era Callebaut, que é alcalinizado)

½ colher de chá de sal

1 xícara de óleo de girassol (a receita clássica é com óleo de canola, mas eu não gosto)

1 ¼ xícara de açúcar

2 ovos

15 g de corante vermelho (usei corante em gel)

1 colher de chá de baunilha

¾ xícara de leite azedado com 2 colheres de chá de vinagre

1 colher de chá de fermento em pó

Misture a farinha, cacau e fermento peneirando. Em um bowl, misture com fouet o óleo e o açúcar. Bata bem, e junte os ovos.

cupcake 1

Acrescente o corante, e misture. Alterne a mistura de farinha com o leite e misture com fouet até que fique homogêneo.

cupcake 2

Coloque para assar em forno pré-aquecido à 180 graus até que, espetando com um palito no centro de um bolinho, ele saia limpo. Retire e deixe esfriar em uma grade.

cupcake 3

Glacê de Cream Cheese

80 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

80 g de cream cheese não muito gelado

160 g de açúcar impalpável

½ colher de chá de extrato de baunilha

( ** Importante: Este glace é ótimo para cupcakes, mas é imprescindível usar baunilha natural. Se você colocar só a essência, o resultado não vai ser bom. Caso não encontre extrato, use uma fava de baunilha natural – abra longitudinalmente e com a ponta de uma faca e raspe as sementinhas).

Bata a manteiga, junte o cream cheese e bata. Acrescente o açúcar e bata com cuidado, até que fique homogêneo. Coloque a baunilha.

Em dias muito quentes, leve o glace à geladeira por 20 minutos antes de usar, para que ele fique mais firme.

cupcake 4

Coloque no saco de confeitar com o bico de sua preferência (eu escolhi Wilton 1M) e decore os mini cupcakes. Prontinho!

cupcake 7

cupcake 6

About these ads

5 thoughts on “Receita: Bolo Red Velvet

  1. Oi, Otavia! O extrato de baunilha da cobertura pode ser aqueles feitos em casa, com vodka, ou você se refere àqueles grossinhos? Ou seja, o extrato pode ser líquido? Bjs.

  2. Lindíssimo Otávia! Sempre achei o red velvet muito chamativo, e imagino que fique delicioso. Obrigada por dividir a receita!!!!

  3. Oi flor! 2 duvidas.. Será que da pra trocar o óleo por manteiga derretida? E o corante será que pode ser aquele feito de suco de beterraba?

    • Oieee, respondendo… Não troque o óleo por manteiga, pois o resultado é diferente. ;)
      Quanto ao corante, escrevi no post sobre as experiências de uma Chef que não conseguia chegar na cor desejada, porque o corante é muito mais concentrado. Ou seja, vc pode usar beterraba sim, mas o bolo vai ficar rosinha. Tudo bem?
      Espero ter ajudado… Bjinhos. <3

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s